Indesign‎: Tutorial 3, Caixa de Ferramentas – parte 2

bem, amigos da Rede Up, vamos continuar falando da Caixa de Ferramentas, dominando ela vc já tem uns 30% do software na tua mão, daí a importância. Na sequência do assunto, continuamos falando das ferramentas de desenho:

Pencil Tool (ferramenta lápis) – atalho: N
com ela vc cria objetos à mão livre, com ou sem preenchimento, e ela calcula automaticamente o número de nós necessários.

no menu desdobrável vc encontra 2 ferramentas complementares:
Smooth Tool (alisar)
como o nome diz, ela suaviza as curvas de um objeto, basta selecionar com a Direct Selection para apresentar os nós e passar a Smooth sobre as partes que se quer alisar, e a ferramenta irá editar os nós automaticamente para configurar as curvas.

Erase Tool (borracha)
serve para apagar os nós, abrindo os paths dos objetos.

Line Tool (linha) – atalho:
clicando e arrastando vc cria facilmente linhas retas – bem útil na criação de bordas, sublinhados especiais em títulos, fios e outros detalhes para acabamento em layouts.

Rectangle Frame Tool – Ellipse Frame Tool – Polygon Frame Tool (frames retângulo / elipse / polígono) – atalho: F

como disse anteriormente, o conceito de frames é muito importante – veja bem: toda vez que importamos um texto ou uma imagem, esses elementos entram no InDesign gerando um frame, que os contém; com essas ferramentas define-se previamente um formato ou uma diagramação de frame para depois importar-se textos ou imagens, que se ajustarão a essa forma pré-determinada. Essas ferramentas também oferecem a opção de mascarar objetos.
Isso, aliado às demais ferramentas de desenho permitirão total liberdade na criação de layouts, independente do grau de complexidade das formas dos objetos.

Rectangle Tool (atalho: M) – Ellipse Tool (atalho: L) – Polygon Tool (ferramentas retângulo / elipse / polígono)

a principal diferença em relação às ferramentas anteriores é na hora de se importar objetos, essas ferramentas são para criação simples das formas geométricas, enquanto as anteriores importam os objetos dentro delas. É possível transformar essas formas em frames, basta selecioná-las antes da importação, porém elas não funcionam para criação de máscaras.

por hoje é só. E vc, já instalou InDesign na sua máquina? em breve estaremos passando algumas “tarefas” práticas, quero ver todo mundo treinando e aprendendo, blz? Que Deus te abençoe.

Por: Efata