Indesign‎: Tutorial 1, Introdução e Interface

E aí, galera, tudo beleza?

para evitar qualquer mal entendido, essa borboleta cor de rosa é o símbolo do Adobe InDesign, e Efatá quer dizer “Abre-te”, uma palavra bíblica, dita por Jesus na cura de um surdo, tudo a ver com comunicação, que é o nosso negócio, né? Pra quem gosta de Bíblia, dá uma olhada em Mc 7:34. Tirem suas dúvidas olhando meu perfil aqui no forum.

feitas as apresentações, vamos ao que interessa: fui convidado pelo Upforum pra falar com vcs sobre o Adobe Indesign. Só pra iniciar, o InDesign é um software integrante da Creative Suite da Adobe, atualmente na versão CS2, que inclui Photoshop, Illustrator, GoLive etc. A força da Adobe no mercado mundial de softwares gráficos é indiscutível, e esse pacote CS2 é realmente uma super-ferramenta de criação e edição.

Dentro da Creative Suite considero o InDesign o “maestro” da orquestra, pois é nele que você importa os vetores e bitmaps, digita ou importa textos, configura inúmeros efeitos, diagrama e fecha seu material, com total segurança e em muitos formatos diferentes. Ou seja, tudo que você sonhou, não é mesmo?

E tem mais: pra quem já está acostumado com Photoshop, Illustrator ou Pagemaker, a interface é muito parecida, incluindo várias ferramentas similares.
Falando em editoração, o InDesign é o sucessor do Pagemaker, que já saiu de linha, e que teve vários problemas corrigidos, entre eles a configuração de atalhos (quem usa sabe como isso faz falta).
Falando em integração, a compatibilidade com os demais programas da Creative Suite é total, permitindo agilidade e muito mais liberdade durante a criação. Só pra dar um exemplo: quer importar uma ilustração vetorial do Illustrator? CTRL+C CTRL+V e o vetor vem com resolução, sem serrilhar e editável!! Não precisa falar mais nada…

Dá uma olhada aí embaixo como a interface é familiar:
http://img405.imageshack.us/img405/8682/telaindesign.jpg

No 1, a caixa de ferramentas; no 2, a área de trabalho, e no 3 as paletas. Até aí, nenhuma novidade, não é mesmo? Pois é, isso é só um aperitivo. Não tem mistério não, mas adianto que esse software vai te surpreender, ele é muito intuitivo, leve e resolve.

Na próxima a gente começa a falar da Caixa de Ferramentas.

Por: efata