8 Open Source Frameworks e mecanismos para desenvolver games com HTML 5

Reality-of-HTML-Game-Dev

Dentro de tantas razões para começar a desenvolver um jogo, dentro delas o mundo da internet e compartilhamento, que tornou os jogos mais interativos do que nunca. Muitas pessoas acreditam que o HTML 5 surgiu para substituir o mundo dos games em Flash, e quer saber? Talvez elas tenham razão. Os jogos em HTML são mais leves e contam ainda com a possibilidade do usuário se divertir em devices menores. Por esse motivos segue uma lista de alguns frameworks que irão ajuda-lo a criar seus games de forma rápida utilizando o HTML 5.

 

EASELJS

easeljs-8

EaselJS vem com uma licença MIT e é uma parte de CreateJS suíte que também contém TweenJS para animações interpolação, SoundJS para reprodução de sons e PreloadJS para pré-carregamento de seus arquivos. É fácil de aprender e tem uma boa documentação com muitos tutoriais disponíveis na internet. Como ele é inspirado no Flash/AS3, desenvolvedores que já trabalharam com o flash vai se adaptar muito mais rápido

RPG JS

rpgjs-1

RPG.js é um Framework HTML5 focado na construção de 2.5D Zelda Bitmap Games. A estrutura usa o Framework EaselJS para trabalhar com Canvas do HTML5.

PANDA.JS

pandajs-2

Panda.js é muito parecido com o JS Games, possui Canvas/WebGL Render, engine de Partículas, Tweening para gerenciamento de sons, etc. Ele também é muito famoso para os jogos que utilizam toques em devices móveis.

ISOGENIC GAME ENGINE

isogenic-3

Se você está construindo um RPG isométrico, este é o método de jogo para você. Ele vem com quase tudo para suportar um jogo multiplayer em tempo real no lado do cliente e back-end (node.js) com ambos os lados executando a mesma base de código.

PUZZLESCRIPT

puzzlescript-4

 

PuzzleScript é um mecanismo de jogo simples, de código aberto, que permite que você crie facilmente jogos de quebra-cabeça baseado em turnos, utilizando uma linguagem de script único. O projeto é baseado em HTML5 e jogos podem ser construídos e compartilhados (junto com seu código fonte) diretamente do seu navegador.

COCOS2D-HTML5

coco2d-5

Cocos2d-HTML5 é uma porta do popular Cocos2d (e Cocos2d-iphone). Ele é usado principalmente para jogos móveis.

LIBGDX

libgdx-6

LibGdx é a ferramenta mais simples de se aprender, e é de uma ferramenta completa: ele suporta sistemas de partículas, Tile Maps, Box2D, objetos 3D, fontes, elementos de interface do usuário, entre outras coisas … E é o framework OpenGL mais otimizada que você vai encontrar.

PIXI.JS

chamada

Pixi.js é uma ferramenta de renderização 2D dedicado que supera em poder by WebGL. Isso significa que as pessoas podem criar conteúdo uma vez e servir o mesmo código para todas as plataformas.

Fonte: Bashooka