6 Ferramentas para desenvolvimento Mobile Cross-Plataforma (Cross-Platform)

Cross-Plataforma (cross-platform) de desenvolvimento mobile é uma técnica para desenvolver uma única base de código para os aplicativos que venham a ser utilizados em diferentes sistemas operacionais. Os principais sistemas operacionais, tais como telefone android e iOS são estruturalmente diferentes em sua arquitetura. Google e Apple possuem codificação diferente, o que torna muito difícil para os programadores escrever uma base de código única e que seja eficaz para ambas as plataformas. Isso também significa que os desenvolvedores terão de duplicar código e conhecer como as duas plataformas funcionam.

Por estas e muitas outras razões a demanda por desenvolvimento cross-plataforma mobile vem crescendo cada vez mais no mercado. A necessidade básica para os programadores em qualquer plataforma é a compatibilidade. Abaixo estão sete ferramentas cross-browser que ajudará qualquer desenvolvedor no caminho para a criação de aplicativos flexíveis que resistem ao teste de compatibilidade.

1. MoSync

MoSync

MoSync é uma ferramenta avançada para o desenvolvimento de aplicações multi-plataforma. O kit de desenvolvimento padrão inclui bibliotecas para tecnologias comuns utilizadas para moldar o futuro da web. MoSync é em grande parte compatível com o Eclipse e suporta C / C ++, PHP, Python, Ruby, JavaScript e Java. A melhor coisa sobre o MoSync é que você consegue importar aplicativos nativos sem muito esforço, aplicativos nativos como Symbian, Windows Mobile, Linux Mobile, Android, iOS e plataformas iPad. Desenvolvedores mobile certamente irá apreciar o grande MoSync.

 2. Whoop

whoop

Whoop é uma ótima plataforma para iniciantes em desenvolvimento mobile, para aqueles que procuram desenvolver versões beta de seus projetos. No entanto, Whoop é muito básico e perde em requisitos importantes, mesmo que seja muito fácil de usar. Whoop tem uma interface que permite aos desenvolvedores WYSYWIG arrastar e soltar elementos dos aplicativos e ajustar o código da barra de tarefas. Ele funciona bem com Windows Mobile, Symbian Blackberry, Android, iPhone, e outros grandes sistemas operacionais mobile. Ele é gratuito, com alguns pacotes pagos disponíveis.

 3. Appcelerator (Titanium)

Appcelerator

Appcelerator utiliza a recursos web para permitir a compatibilidade entre plataformas. Os aplicativos nativos são derivados de tecnologias como HTML5, CSS3, JavaScript, PHP, Python e Ruby. Esta plataforma é realmente eficiente, e dá aos usuários acesso a mais de 300 API. Appcelerator também é muito fácil de aprender.

4. Rhomobile

Rhomobile

Rhomobile é uma ferramenta integrada desenvolvida em Ruby, e é usado para fazer aplicações que funcionam em várias plataformas mobiles. Ele permite que aplicativos nativos possam ser criado para Windows Mobile, Symbian, Android, iOS e RIM. Isso deriva da compatibilidade acentuada nos recursos avançados de dispositivos móveis. RhoHub, é um ambiente de código nuvem de hospedagem enquanto RhoSync é um on-the-fly servidor independente, o que aumenta a riqueza da experiência do desenvolvedor. Ambos RhoSync e RhoHub tornam o desenvolvimento mobile mais prático e livre de problemas.

5. PhoneGap

PhoneGap

Esta plataforma de desenvolvimento premiada é capaz de lidar com aplicativos para Android, Symbian, Palm, Blackberry, iPhone e iPads. Ele é baseado em tecnologias tais como JavaScript, HTML e CSS3. PhoneGap é muito eficiente e dá ao desenvolvedor acesso fácil aos componentes de hardware avançados, como o acelerômetro e GPS Tracker. Além disso, a equipe PhoneGap dá treinamento gratuito para desenvolvedores. Há uma ativa comunidade de desenvolvedores que está constantemente estudando as características pertinentes da linguagem.

6. Xmarin

Xmarin

Finalmente, Xmarin é uma plataforma C#  onde o código é escrito em geral, para iOS e Android e compilados de forma diferente durante a implantação. Xmarin possuí vários recursos. Antes de compilar, Xmarin executa o código em um framework .NET em tempo de execução e oferece interface nativa para qualquer iOS ou Android. Para as grandes equipes que trabalham em diferentes partes de um mesmo projeto, podemos indicar este como versátil e adaptável.

Fonte: Udemy